SERVIÇOS

Psicoterapia

Intervenção Clínica na Criança

As experiências que uma criança enfrenta no seu processo de crescimento, particularmente no início da vida escolar onde coloca à prova as competências adquiridas até então, podem confrontá-la com desafios com os quais não consegue lidar, circunstância que poderá gerar sintomas e problemas que requerem acompanhamento psicológico para serem ultrapassados e assim se restabelecer o seu desenvolvimento adaptado.

Principais áreas de intervenção: problemas de comportamento (agressividade, apatia, irrequietude motora); dificuldades relacionadas com o aproveitamento escolar (insucesso, desmotivação, problemas de atenção e concentração); atraso no desenvolvimento (aquisição da linguagem, imaturidade) e dificuldades de relacionamento.

Intervenção Clínica no Adolescente

Seja pela adaptação às mudanças corporais, pelas transformações profundas relativamente aos desejos e às possibilidades afetivas e intelectuais ou pela necessidade de tomar decisões importantes ao nível da orientação profissional e construção de um projeto de vida, a adolescência é uma fase que apresenta inúmeros desafios. Constituindo um lugar de reflexão e mudança, a psicoterapia procura auxiliar neste processo de tornar-se adulto, facilitando a integração do adolescente na dinâmica familiar, frequentemente perturbada pelo conflito entre o seu desejo de autonomia e a dependência.

Principais áreas de intervenção: dificuldades de atenção e concentração; consumo de substâncias; depressão, problemas de comportamento (impulsividade, agressividade, apatia); problemas de comportamento alimentar; indecisão vocacional e dificuldades escolares.

Psicoterapia Adulto

Intervenção Clínica no Adulto

A psicoterapia do adulto procura ajudar o paciente a identificar e compreender os aspectos geradores de sofrimento procurando restabelecer o seu equilíbrio e bem-estar, desenvolvendo novas capacidades para lidar com as vicissitudes da vida.

Principais áreas de intervenção: depressão; ansiedade e preocupação constantes; instabilidade emocional; controlo da irritabilidade; situação de perda (luto); sentimento de vazio e inadequação; comportamentos compulsivos (alimentares, consumo de substâncias, jogo); perturbações do sono, entre outras.

Psicologia Clínica

Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica visa a elaboração de um diagnóstico compreensivo do funcionamento psicológico do sujeito, obtido a partir de um número limitado de sessões e que habitualmente compreende a realização de entrevistas clínicas e a aplicação de testes psicológicos, ajustados ao objetivo da avaliação, contexto e faixa etária.

A avaliação psicológica é frequentemente solicitada para:

  • Avaliação cognitiva ou das funções intelectuais;
  • Avaliação da personalidade;
  • Psicodiagnóstico e esclarecimento de diagnóstico médico;
  • Avaliação para reforma ou pensão.

Orientação Vocacional

Sendo um processo individual e personalizado, a orientação vocacional consiste numa avaliação pormenorizada do perfil cognitivo e dos interesses pessoais, permitindo uma reflexão rigorosa e uma decisão mais segura e assertiva quanto ao futuro académico e/ou profissional.

O processo de orientação vocacional contempla a realização de 5 sessões:

  • uma primeira para entrevista pessoal e vocacional aprofundada;
  • três seguintes para a aplicação de uma bateria de testes psicológicos (competências e aptidões cognitivas; inventário de interesses e preferências profissionais; testes de personalidade);
  • última sessão reservada para a entrega e explicação de um relatório personalizado produzido a partir da análise das sessões anteriores.

Psicologia Transcultural

A migração é um acontecimento sociológico, inscrito num contexto histórico e político com importantes consequências psíquicas. O deslocamento migratório implica uma ruptura com o contexto externo e gera frequentemente uma desorganização das referências do sujeito migrante.

Num mundo contemporâneo marcado por intensos fluxos migratórios torna-se fundamental desenvolver formas de avaliação e intervenção clínica que permitam captar e respeitar o indivíduo na sua dimensão histórica, psicossocial, cultural e política, evitando a habitual patologização da diferença.

A Psicolab disponibiliza um serviço de avaliação psicológica e de acompanhamento psicoterapêutico culturalmente informados dirigidos a crianças, adolescentes e adultos.

LGBTI+

O processo de reconhecimento perante si e os outros de uma orientação sexual não normativa (coming out) é um período de construção de um sentido de si mesmo em diversos contextos sociais, como a escola, o trabalho e a família. Trata-se de uma etapa geralmente caracterizada por alguma vulnerabilidade e que pode envolver dificuldades emocionais.

A construção da identidade sexual é um processo complexo cuja vivência pode comportar sentimentos de incongruência quanto ao sexo biológico.

O acompanhamento psicológico pode revelar-se central na compreensão da vivência emocional e a sua integração na história do sujeito, traduzindo-se numa melhoria do seu bem-estar psicológico.

Psicologia LGBTI
Psiquiatria

Psiquiatria

A psiquiatria é a especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das perturbações emocionais, comportamentais, orgânicas ou funcionais. O objetivo fundamental é o alívio do sofrimento e a promoção do bem-estar psíquico numa perspetiva biológica, psicológica e social. A avaliação psiquiátrica envolve o exame do estado mental e a história clínica do paciente. Poderão ser utilizados testes psicológicos, neurológicos e outros como auxiliares no processo de avaliação. Habitualmente existem vantagens quando a psiquiatria e a psicologia clínica se articulam numa lógica de complementaridade, especialmente em quadros clínicos com manifestações psicológicas severas como os de esquizofrenia, perturbação bipolar, processos demenciais, depressão e algumas perturbações de ansiedade. Na Psicolab privilegiamos intervenções integradas pelo que dispomos de técnicos das diversas áreas da saúde mental.